As melhores atividades para bebês

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

O processo de aprendizado começa muito antes da idade escolar. Na verdade, alguns estudos comprovam que o bebê começa a aprender ainda no útero da mãe. Diante disso, é importante enfatizar que a aprendizagem tem início antes mesmo do nascimento e não seria diferente nas primeiras fases do período escolar, quando os pais já começam a colocar os bebês nas escolas. Afinal, como fazer isso? Quais as melhores atividades para bebês?


Veja também: + Veja como conseguir bolsas de estudos nas escolas brasileiras


Diante dessa perspectiva, as atividades para bebês, sobretudo realizadas no berçário, têm um papel fundamental para orientar esse processo. Ao nascer, por exemplo, o seu bebê já sabe diferenciar sons e dentre eles o som da voz da mãe comparado a outras pessoas. Tudo o que o bebê ouve, vê, sente ou toca está fazendo parte desse processo. Apesar de natural, algumas atividades para bebês ajudam no desenvolvimento infantil como um todo. Continue a leitura e aprenda mais sobre as 20 melhores atividades para bebês.

As 20 melhores atividades para bebês nas escolas

1- Rasgar papel

Essa atividade é para estimular a audição dos bebês. Pode utilizar jornal velho, revista velha, aquele panfleto que recebeu do supermercado… deixe o bebê colocar a mão no papel em caso que seja maiorzinho.

Essa atividade para bebês é fundamental para o trabalho de coordenação e força manual, além da descoberta de possibilidades pela audição.


2- Músicas

Ainda falando sobre sons mais elaborados, as músicas podem ser ofertadas às crianças desde o nascimento. Elas têm o poder de influenciar o desenvolvimento da criança e ajudá-la na diferenciação desses sons. Por isso muitos bebês já são inseridos nas aulas de musicalização.


Leia também: + Música infantil em inglês: veja canções para seu filho treinar  

3- Objetos com texturas diferentes

Já que os bebês estão começando a experienciar os sentidos, vamos ao tato. Esse é outro estímulo importante que pode ser iniciado nos primeiros meses de vida. E para isso, deixar que a criança brinque com objetos de texturas diferentes é uma ótima ideia.

4- Vamos bater palminhas?

Dando continuidade, as habilidades cognitivas do pequeno envolvem também o desenvolvimento físico e a coordenação. Sendo assim, segurar as mãozinhas do bebê incentivando a bater palmas contribui com o tato e com o aprendizado dessa função. Quando um bebê está batendo palminhas para o “parabéns” no aniversário, vai muito além de algo fofo.

5- “Escondeu, achou”

Essa é aquela clássica que na verdade quase todas as pessoas fazem para entreter um bebê. Pegar uma fraldinha de pano ou mantinha e brincar de esconde-esconde é uma atividade muito divertida.

6- Contar histórias

As atividades para bebês também precisam incluir contar histórias. Elas ajudam a

no desenvolvimento da fala. Além de contribuir para que futuramente os livros não sejam deixados de lado.

7- Identificando sons de animais

Outra atividade super legal e importante é que os bebês começam a diferenciar sons de pessoas com os sons de animais. Coloque esses sons no youtube, por exemplo, para que eles possam explorar através da audição.


Leia também: + Quais são os melhores desenhos infantis no Youtube?  

8- Segurar o bebê em pé

Essa é para fortalecer as perninhas do bebê e estimulá-lo no desenvolvimento físico, sobretudo antes que ele comece a andar. Segurando as mãozinhas com a criança em pé, no colo ou em cima de um tapete com o propósito de ajudá-lo a ficar de pé. Lembrando sempre que não é necessário forçar o processo.

9- Habilidade cognitiva

Nessa fase as crianças já começam a entender o que estamos falando. Explicar para elas tudo está sendo feito é uma ótima opção de atividades para berçário que irá desenvolver mais rápido a habilidade cognitiva do bebê.

10- Chocalhos

Aquele chocalho de brinquedo não é por acaso. Os chocalhos são invenções que contribuem muito com o bebê. Devido ao som que eles fazem ajuda a criança com a percepção dessa variação de sons.

11- Ensinar as partes do corpo

Mostrar e ensinar as crianças partes do corpo, como por exemplo, olhos, nariz e boca é uma maneira fácil de educar e uma excelente atividade para bebês.

12- Movimentos com bolas macias

Quando os bebês já estão engatinhando, é possível deixar que eles alcancem bolas macias para se movimentarem. Nessa fase os bebês precisam se locomover livremente.

13- Falas silábicas

As primeiras palavras de um bebê são sempre uma grande expectativa, principalmente para os pais. É possível ensinar e estimular algumas palavras logo nos primeiros meses, como, papai, mamãe, dádá, neném, titia, por exemplo.


Leia também: + Leitura para crianças: veja os benefícios e saiba como incentivar o hábito de ler 

14 - Dar tchau com a mãozinha

Mais um estímulo muito educativo para essa fase, ensinar a dar tchau desenvolve a memória e a coordenação motora.

15- Socialização com outros bebês

Outra atividade para bebês muito importante é estimular e ensinar a socialização. Apresente outros bebês e deixe eles perto para que aprendam a dividir brinquedos, assim como participar de brincadeiras com outras crianças.


Leia também: + Meu filho não socializa na escola: o que fazer?  

16- Textura dos alimentos

Claro que tudo envolvendo comida requer uma atenção dobrada. Mas colocar frutas nas mãos das crianças nesta idade, quando já estão passando pela introdução alimentar, é uma maneira de ajudar a identificarem as diferentes texturas das comidas.

17- Bolas em cestos 

Com bolas macias, uma atividade divertida e educacional é pedir às crianças para jogarem as bolas em um cesto. Além de divertido, contribui para que elas tenham noção de espaço.

18- Objetos coloridos

Brincar com objetos coloridos é outra opção de atividade para bebês nessa fase. É importante que elas comecem a diferenciar uma cor da outra. Apresente as cores e escolha objetos que não sejam perigosos para que elas também coloquem nas mãozinhas. 

19- Desenhar e colorir

Deixar que as crianças peguem canetinhas e façam desenhos em uma folha de papel, contribui com a vida educacional da criança e desenvolve o interesse delas pelos cadernos. Tudo com segurança e sempre vigiando, sobretudo para que elas não coloquem esses materiais na boca.

20- Livros com figuras

Para finalizar a nossa lista das 20 melhores atividades para bebês nas escolas, vamos aos famosos livros com figuras. Os livros de figuras ajudam muito no desenvolvimento visual da criança. Podem ser figuras de animais, plantas, pessoas, objetos, entre outras.